Início » Matrícula online ✅ » Matrícula Belém 2021 – Como Fazer matrícula escolar online e Prazos

Matrícula Belém 2021 – Como Fazer matrícula escolar online e Prazos

Você já deve saber que conseguir vagas nas escolas públicas se tornou uma tarefa muito mais simplificada graças aos poderes da internet.

Aquela tão sonhada vaga em uma escola municipal ou estadual está ao alcance em apenas alguns cliques do mouse, sem necessidade de ficar horas em filas!

Em Belém, isso também acontece. Por isso, agora você vai entender como pais e estudantes podem fazer uso da internet para a Matrícula 2021!

Como funciona Matrícula Belém 2021?

O primeiro ponto que você precisa entender é que o processo de matrícula se dá início com a pré-matrícula, ou seja, com o cadastro que garante uma vaga de forma temporária.

Isso quer dizer que, pais ou responsáveis e alunos maiores de idade devem fazer a inscrição como um modo de demonstrar interesse e seu desejo por uma vaga, que ficará reservada em seu nome.

Após um determinado período para esta pré-matrícula, finalmente acontecerá a matrícula Belém 2021!

Ali, será necessária a presença na escola municipal ou estadual para efetivar o cadastro, confirmar a vaga e apresentar a documentação necessária.

Na rede pública, a matrícula pode ser feita diretamente através do site oficial da secretaria de Belém. Por outro lado, a rede particular de ensino exige a presença dos pais/responsáveis e alunos e, na maioria das vezes, o pagamento de taxa.

Matrícula Belém 2021

Quem pode fazer a Matrícula Belém 2021?

Para fazer a Matrícula Belém 2021, existem dois requisitos básicos:

  • Residir na cidade de Belém,
  • O aluno deve estar com a idade mínima para a modalidade de ensino desejada.

Isto é, crianças até seis anos de idade estão incluídas em creches, enquanto que as maiores de seis anos já estão enquadradas nas escolas.

Portanto, a matrícula Belém 2021 estará disponível para os estudantes que se encaixam nos perfis específicos da cidade. Tal matrícula engloba os seguintes ensinos:

  • Ensino infantil/creche,
  • Ensino Fundamental,
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos), para estudantes a partir de 15 anos de idade,
  • Ensino Médio.

Alunos desistentes e que desejam retomar os estudos, além de estudantes transferidos de redes de ensino federal, estadual e particular também podem fazer a Matrícula Belém 2021.

Matrícula Belém 2021 como fazer

Quando fazer a Matrícula Belém 2021? Calendário

O período de pré-matrícula e matrícula de Belém para 2021 se dá início ainda em novembro do ano anterior, por isso é essencial já buscar informações na escola desejada para não perder prazos.

Na rede pública, a dica para não perder o momento da matrícula é acessar o site oficial da secretaria municipal de educação de Belém.calendário

Embora o calendário para a Matrícula Belém 2021 ainda não tenha sido divulgado, podemos ter uma ideia do que aconteceu no ano anterior para entendermos como possivelmente será a matrícula deste 2021!

  • Educação Infantil: uma semana em dezembro de 2020,
  • Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano): entre alguns dias de dezembro de 2020,
  • Ensino Fundamental (EJA): entre final de dezembro de 2020 a metade de janeiro de 2021,
  • Alunos com deficiência: entre alguns dias de dezembro de 2020.

Lembre-se que tais informações são apenas informativas e não definitivas. Você precisa aguardar a divulgação oficial da escola para realizar seu processo de pré-matrícula e matrícula para 2021.

Não perca também as inscrições para o colégio militar de 2021e o calendário do matrícula fácil para conseguir garantir a sua pré-matrícula.

Como fazer Matrícula Belém 2021?

A Matrícula Belém 2021 é um processo simples e que envolve o site da secretaria municipal da educação da cidade que citamos anteriormente.

Confira aqui como fazer sua matrícula sem erros:

1– Acesse o site citado,

2– Na página, durante o período apropriado, surgirá um campo ou espaço que indicará a matrícula escolar. Clique nele,

3– A partir daí, você precisará preencher um formulário com os dados pessoais do estudante, além de selecionar a escola ou creche em que se deseja conseguir uma vaga.

Finalize o cadastro para aguardar a confirmação da instituição de ensino.

A escola entrará em contato para confirmar sua vaga e é nesse momento que você irá presencialmente na instituição para apresentar a documentação que efetivará o processo.

Matrícula Belém 2021 calendário

Qual é a documentação exigida?

No dia da matrícula Belém 2021, esteja atento (a) para não esquecer alguns documentos importantes e que ajudarão na conclusão desse processo.

As documentações que geralmente são exigidas são:

  • Certidão de nascimento,
  • Carteira de identidade do aluno,
  • CPF do aluno, se ele já possuir,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Ressalva ou histórico escolar,
  • Carteira de vacinação (geralmente apenas para a educação infantil),
  • Cartão do SUS.

É claro que a instituição pode solicitar algum documento diferenciado, por isso é importante entrar em contato com ela para conferir a lista completa!

Comente