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Matrícula BH 2021 – Como Fazer, Requisitos, Documentos e Prazos

Realizar a matrícula 2021 em escolas municipais de Belo Horizonte se tornou uma tarefa muito mais fácil, sem necessidade de passar horas numa extensa fila para garantir uma vaga.

Agora, é possível realizar o processo online, tendo muito mais praticidade.

Confira, aqui, como funciona, como fazer e prazos para a matrícula BH 2021 em escolas da rede pública.

Como funciona a Matrícula em Belo Horizonte 2021?

Em data estabelecida pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte, os pais ou responsáveis legais pelo aluno devem acessar a plataforma oficial de matrícula BH 2021 e realizar uma inscrição.

Essa inscrição ainda não é a matrícula oficial, mas sim uma pré-matrícula.

Na prática, isso significa que a vaga será temporariamente garantida para o estudante. Posteriormente, em data definida pela Secretaria de Educação, será preciso comparecer à unidade de ensino, apresentar documentos e confirmar a matrícula.

Todo esse processo é realizado gratuitamente: basta ter acesso a um computador com internet. Caso não possua, compareça a uma escola próxima de sua residência e solicite auxílio para realizar a pré-matrícula online.

Quem deve fazer a matrícula?

A matrícula BH 2021 é destinada para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Quem deseja se inscrever na EJA (Educação para Jovens e Adultos) também pode utilizar a pré-matrícula online.

Caso o estudante seja menor de idade, recomenda-se que seu responsável legal faça a inscrição online. Se já tiver mais de 18 anos, o próprio aluno pode realizar o processo.

A matrícula 2021 BH deve ser feita em site específico disponibilizado pela Secretaria de Educação Municipal. Essa plataforma é válida tanto para matrículas pela primeira vez como para rematrículas.

Matrícula BH 2021

Documentos Matrícula BH 2021

A pré-matrícula online demanda a apresentação de informações sobre documentos, ou seja, basta informar os números e pronto. Não há necessidade de encaminhar cópias da documentação.

De modo geral, são solicitados:

  • RG e CPF do estudante (caso tenha. Se não tiver, utilize certidão de nascimento),
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Posteriormente, será preciso apresentar uma lista de documentos na escola, para confirmar a matrícula. Neste momento, tenha consigo os seguintes papéis:

  • RG ou certidão de nascimento do estudante, original e cópia,
  • CPF do aluno, original e cópia. Se for maior de 18 anos, a apresentação desse documento é obrigatória. Caso não seja, é facultativa,
  • Comprovante de residência atualizado, com 3 meses, no máximo, original e cópia. São comprovantes válidos: contas de telefone, água e energia elétrica,
  • Histórico escolar ou declaração de transferência que conste a série para qual o estudante está habilitado. Original e cópia, sendo que o original ficará na escola,
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais, original e cópia, mas somente se o estudante for menor de idade,
  • Laudo médico, original e cópia, se o estudante for portador de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
Matrícula BH 2021

Como fazer a matrícula BH 2021?

O processo de matrícula é iniciado online, na plataforma criada e disponibilizada pela Secretaria de Educação Municipal.

Veja a seguir um passo a passo de como realizá-la:

1- Acesse o site oficial de matrícula BH,

2- Clique no campo de inscrição,

3- Faça um cadastro fornecendo dados sobre o estudante,

4- Finalize o processo de pré-matrícula.

Quando terminar esses passos, um número de inscrição será automaticamente gerado.

Guarde essa informação em um local que consiga se lembrar facilmente, para utilizá-la para consulta da escola em que seu filho estudará.

Calendário de matrícula BH 2021

CalendárioO calendário de matrícula Belo Horizonte 2021 ainda não foi divulgado, mas isso costuma ser liberado com meses de antecedência diretamente no site em que você faz a matrícula.

Mesmo assim, é possível realizar uma estimativa de quando o período de matrícula será aberto com base em anos anteriores.

Normalmente, o processo tem início no mês de dezembro e janeiro. A tendência é que isso se repita para 2021.

O que fazer para não perder a vaga?

É preciso que os pais ou responsáveis legais pelo estudante fiquem atentos a alguns pontos para não perder a vaga.

Saiba quais são eles:

  • Realize a inscrição online no período estabelecido pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte,
  • Acompanhe a inscrição no site, para saber em qual escola o aluno estudará,
  • Compareça à escola destinada ao aluno no prazo indicado pela Secretaria de Educação.

Tenha consigo documentos solicitados, para efetuar a confirmação e garantir a vaga definitivamente.

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