Início » Matrícula online ✅ » Matrícula Brasília 2021 – Requisitos, Documentos, Calendário

Matrícula Brasília 2021 – Requisitos, Documentos, Calendário

O período de matrículas escolares no Brasil é importante para que a Secretaria da Educação possa organizar as vagas e realocar os alunos, sempre priorizando por mantê-los o mais próximos de casa possível. Tudo isso pode ser feito por meio da matrícula fácil, disponível também no Distrito Federal.

Esse processo é possível graças às informações concedidas no formulário de matrícula. Já para aqueles que ficam sujeitos às vagas remanescentes é muito mais difícil conseguir lugares em escolas próximas ao endereço. Por isso, é importante realizar a matrícula assim que o período é aberto.

Assim, fique sempre de olho em 2021 inscrições, como funciona a matrícula fácil 2021, seja na rede estadual, na rede municipal, no ensino médio, educação infantil ou demais possibilidades na rede pública de ensino.

O processo de pré-matrícula criado pela Secretaria da Educação facilita o processo e o deixa menos burocrático. Além disso, os pais e responsáveis gastam menos tempo na fila.

Esse processo pode ser feito online ou por telefone em diversas cidades brasileiras. Confira abaixo como fazer a sua inscrição e garantir à vaga no ensino público do Estado!

Dessa forma, fica ligado em como funciona a matrícula fácil 2021, os dados requeridos e solicitados pela internet, como fazer a pré matrícula 2021, se existem provas para ingressar, os passos e também aos prazos que os alunos precisam respeitar.

Matrícula Brasília 2021

Quem deve se matricular em Brasília 2021?

Para participar do processo de matrícula em Brasília 2021 é necessário que o aluno pertença a pelo menos uma das categorias abaixo, somente assim estará disponível para que possa ingressar nas inscrições de matrículas 2021:

  • Que esteja iniciando a vida escolar,
  • Alunos da rede pública que querem transferência para outra instituição de ensino estadual ou municipal,
  • Alunos que querem permanecer na rede pública de educação no próximo ano,
  • Alunos que desejam retomar os estudos em qualquer ano escolar,
  • Alunos que desejam se inscrever no EJA (Educação Jovens e Adultos) e que tenham pelo menos 15 anos de idade.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem ligar no número 156 e selecionar a opção 2. É necessário estar com os documentos do aluno em mãos e selecionar a escola aonde deseja que o aluno estude no próximo ano.

Todos os documentos são precisos independente se é na rede estadual, rede municipal, no ensino médio ou na modalidade que tiver disponível no site, o importante é fazer a reserva da vaga no site oficial da matrícula fácil.

A segunda etapa, a efetivação da matrícula, deve ser realizada pessoalmente na escola onde o aluno foi contemplado com uma vaga. Lembre-se de que os alunos precisam levar o boletim escolar, comprovante de seu endereço, comprovante de escolaridade até a escola.

Para deixar a sua inscrição garantida é possível realizar a pré-matrícula escolar em Brasília, assim durante o período de inscrição só será preciso realizar a confirmação de documentos. Esse processo é o mesmo tanto para escolas particulares ou em demais tipos de educação no Distrito Federal, por isso, fique atento a matrícula fácil.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula do aluno em Brasília para 2021, é necessário estar com os seguintes documentos em mãos para ir até escola garantir sua 2021 inscrições:

  • Certidão de nascimento,
  • Diploma ou declaração de transferência assinado pela escola anterior (este documento não pode conter rasuras ou emendas),
  • Cartão de vacina atualizado,
  • Comprovante de residência atualizado (com validade de, no mínimo, 3 meses),
  • Duas fotos 3×4,
  • RG e CPF do aluno ou dos pais, no caso de alunos com menos de 18 anos,
  • Cartão do SUS ou do Bolsa Família (se for o caso),
  • Nome do pai e da mãe ou dos responsáveis,
  • Ano e série pretendida,
  • Opção de Instituição de Ensino.

Confira também como fazer a inscrição para o Colégio Militar de Brasilia e quais requisitos a instituição pede no processo seletivo. Todos os colégio possuem suas particularidades na matrícula 2021, independente na modalidade escolhida, é preciso atenção na hora de fazer os documentos conferência.

Calendário de Matrícula Brasília 2021 e Prazos

CalendárioO calendário de matrícula para Brasília em 2021 ainda não foi divulgado, mas vale a pena ficar de olho no site da matrícula fácil 2021. Além disso, lembre-se que é preciso fazer a pré matrícula, para assim ingressar nas inscrições efetivas para quem pode ter a reserva da vaga.

No entanto, com base nas datas anteriores espera-se que no início de outubro a matrícula para novos alunos, para renovação e remanejamento das vagas seja aberta para toda a população brasileira.

A matrícula para alunos com deficiência física ou mental também ocorre no mesmo período. No entanto, para esses casos, os pais ou responsáveis devem procurar a Gerência de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional nas Coordenações Regionais de Ensino onde se deseja pleitear a vaga. Nesse momento é agendado o processo de triagem do aluno. Todo esse processo interno ocorre nas secretarias das unidades escolares do DF.

No final do mês de outubro deve ocorrer a inscrição de novos alunos do EJA pelo mesmo número 156, opção 2. Por isso, fique de olho nas instruções da matrícula 2021 para assim, ingressar em inscrições de forma correta, principalmente matrícula na escolar.

O resultado da matrícula deve ser divulgado em dezembro de 2020 no site da Secretaria da Educação. A efetivação deve ocorrer em janeiro de 2021, pessoalmente na escola onde o aluno conseguiu a vaga.

As vagas remanescentes somente serão abertas após a efetivação das matrículas dos alunos contemplados. Lembre-se de preencher corretamente os campos obrigatórios, que geralmente são marcados como essenciais.

As inscrições do colégio variam de acordo com o grau de escolaridade, que será necessário entre os documentos da matrícula, além das principais informações que são necessárias para estudar em determinada instituição, por isso, fique de olho no calendário de inscrições abertas e todas as etapas da matrícula.

Escola Pública

O que fazer para não perder a vaga?

Para não perder a vaga, é importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos às datas de matrícula e remanejamento de aluno. Todos os anos, vale lembrar, novas vagas são preenchidas por estudantes de ensino diferente, o que pode sobrecarregar as matrículas estaduais e demais inscrições de vagas.

A efetivação da matrícula também é importante, porque é ela que garante que as inscrições do colégio foram em frente, certificando que novos estudantes, alunos novos ou já matriculados, estejam na escola escolhida.

Os alunos que não efetivarem suas vagas perderão o direito a elas e serão abertas a toda a população interessada. Assim é possível ingressar em inscrições remanescentes, basta que acesse site, saiba mais sobre as informações da matrícula e assim solicite quais são os documentos necessários e os prazos restabelecidos, para então efetivar sua matrícula

Se houver dúvidas, vá pessoalmente até qualquer escola estadual ou municipal e solicite informações mais detalhadas do processo e sobre a divulgação da abertura do período de matrículas para o próximo ano.

Essa é a forma mais utilizada até hoje para garantir e ingressar em inscrições no colégio, seja em escolas públicas ou demais possibilidades. Você não deve perder as matrículas DF.

Comente