Início » Matrícula online ✅ » Matrícula Porto Alegre 2021 – Datas e Como fazer inscrição

Matrícula Porto Alegre 2021 – Datas e Como fazer inscrição

Com o começo do ano também começa o ano letivo escolar em todo o Brasil. As crianças precisam ser inscritas nas escolas, particulares ou públicas, até o começo das aulas para garantir vagas nos colégios desejados. Sendo assim necessário para muitos ir até a secretaria de educação ou na central de matrículas da escola pública ou setor municipal de educação para saber mais sobre as aulas presenciais e ter acesso à informação.

E nunca foi tão fácil e acessível realizar a matrícula que agora pode ser feita pela internet, basta que visite site da secretaria municipal de educação e saiba mais sobre inscrições e matrícula por meio dos serviços digitais. Basta estar munido de todos os documentos necessários e preencher os cadastros para acelerar e facilitar todo o processo rapidamente no portal de serviços e informações.

Então atenção mãe, pai e responsável para as datas que precisam ser cumpridas para matricular com sucesso seu filho. Antes mesmo de abrirem as inscrições para realização da inscrição oficial, você já pode garantir a vaga com a pré-matrícula de Porto Alegre em 2021. 

Se você pretende matricular a criança em qualquer colégio municipal ou estadual em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, siga essas instruções para realizar o processo de inscrição, pré-matrícula e matrícula. Seja para interesse em escola pública ou rede municipal de educação, para a escola que melhor se adequa em sua vontade.

Sobre Matrícula Escolar Porto Alegre 2021

Para iniciar o processo de matrícula é necessário saber para qual ano letivo seu filho deve ir, o que pode ser consultado na secretaria de educação, o que ajuda você a se organizar, sem ter que recorrer necessariamente ao atendimento presencial ou demais centrais de matrículas na educação.

Com a nova regulamentação de acesso à educação, aprovada pelo governo do Rio Grande do Sul em 2019, crianças de 5 anos agora podem ingressar diretamente no 1º do ensino fundamental. Caso tenha demais dúvidas, basta ir até a secretaria municipal e se informar melhor sobre as aulas presenciais e sobre o cronograma escolar do programa e acesso à informação.

Isso faz com que seja melhor para os pais que têm horários de trabalho apertados e permite que a criança fique mais tempo na escola. A medida promete trazer ainda mais para baixo o nível de desistência escolar e aumentar, contando com a acessibilidade da matrícula online, o acesso às escolas para toda a população, garantindo assim aulas presenciais, ainda com a alimentação escolar na escolha melhor selecionada.

Matrícula Porto Alegre 2021

Matrícula Porto Alegre 2021 – Educação Infantil

Se o seu filho ou filha tem de zero a cinco anos, e reside em Porto Alegre, é preciso realizar a matrícula para a educação infantil entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro do ano anterior (ou seja, 2020).

A vaga terá algumas prioridades essenciais em que serão avaliados pontos como proximidade de endereço, participação de irmãos já matriculados na escola, e outras situações ligadas ao risco familiar. Essa avaliação pode priorizar a escolha das vagas.

As vagas serão publicadas no dia 21 de novembro com a lista de nomes que foram escolhidos para cada escola. As listas ficarão disponíveis para acesso nas próprias escolas. Isso ajuda você, indo além do atendimento presencial e outras escolas do programa, diminuindo assim a incidência de pessoas nas centrais de matrículas e em contato no local físico.

Com a vaga garantida fique atento ao período de matrícula que começa no dia seguinte, 22 de novembro e vai até o final do mês, no dia 29, tirando assim todas suas perguntas frequentes do portal por aqui mesmo, em uma forma fácil de apoio ao pai e mãe que precisam desse serviço.

Para alunos suplentes as matrículas vão até 2 de dezembro.

Caso esse seja um caso de transferência entre escolas da rede pública é preciso seguir os mesmos procedimentos de inscrição e matrícula de alunos novos e aguardar as listas de admissão nas escolas escolhidas.

Matrícula ensino fundamental 2021

Matrícula Porto Alegre 2021 – Ensino Fundamental e Ensino Médio

A partir dos cinco anos é possível matricular a criança no primeiro ano Ensino Fundamental. As inscrições precisam ser feitas em novembro, do dia 1º ao dia 29.

Com o processo de inscrição completo será possível realizar a matrícula a partir do dia 2 de janeiro até o dia 22 de janeiro de 2021. Lembre-se de levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e mais documentos da matrícula na hora de finalizá-la. Fique de olho nas perguntas frequentes do portal e mantenha-se atualizado.

O mesmo vale para os alunos que se inscreveram no Ensino Médio, Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Cursos Técnicos e Magistério. É preciso fazer sua matrícula em uma determinada área do site ou em uma nova matrícula, ficando de olho em demais motivos da inscrições de matrícula, basta ficar de olho nos horários de atendimentos e pronto.

As transferências, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e 3º anos do Ensino Médio devem ser feitas mediante inscrição, feita de 6 a 22 de janeiro de 2021.

As matrículas serão disponibilizadas de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

Para Educação de Jovens e Adultos (EJA) as inscrições se abrem no dia 6 de janeiro e podem ser feitas até o dia 22 do mesmo mês.

Com as inscrições feitas as matrículas serão abertas no dia 3 de fevereiro e podem ser garantidas até o dia 14 do mesmo mês de 2021.

Como fazer Matrícula Fácil Porto Alegre 2021?

A novidade das matrículas em escolas públicas do Rio Grande do Sul está no fato de que não é mais preciso enfrentar filas e muito tempo de espera para garantir a vaga do seu filho. O processo de inscrição agora pode ser feito online.

Basta acessar o site do Matrícula Fácil (disponível em vários estados, verifique se o seu possui essa facilidade) pelo portal de educação do governo do Rio Grande do Sul.

Atualmente o cadastro não está funcionando pois os períodos de inscrição e matrícula já passaram.

Nos períodos certos basta preencher os cadastros necessários com os documentos de comprovação de renda, residência, escolaridade do filho e outras informações pessoais. Então, selecione a vaga desejada no colégio escolhido e finalize o processo.

Comente