Início » Matrícula online ✅ » Matrícula Web – Como funciona? Calendário, Documentos, Requisitos

Matrícula Web – Como funciona? Calendário, Documentos, Requisitos

A internet veio para trazer facilidades na vida das pessoas, por isso hoje em dia é comum ver aqueles que trabalham, estudam e fazem compras online. Alguns estados do Brasil se organizaram para oferecer a matrícula Web visando facilitar a inscrição de estudantes.

A matrícula Web beneficia os alunos do ensino público, geralmente da rede estadual. Em algumas cidades, já é possível também fazer esse procedimento na rede municipal, no entanto, se trata de coisas diferentes e é importante checar na prefeitura do município nesse caso.

Como funciona a matrícula Web?

Tempos atrás, os processos de inscrições de matrícula eram feitos pessoalmente. Ou seja, todos os finais e inícios de ano, os pais precisavam encarar longas filas para garantir que seus filhos pudessem estudar.

No entanto, com essas inovações, todo esse mecanismo mudou para melhor.

Agora, algumas escolas estaduais permitem que os pais realizem as inscrições dos seus filhos por meio da internet. As datas de liberação do site sempre são fornecidas previamente, dessa forma, é possível se antecipar, sem sair de casa.

Porém, é preciso entender que a inscrição pela internet funciona como uma pré-matrícula. Ou seja, não garante vaga para o estudante.

Depois que a inscrição é realizada, a Secretaria da Educação do estado faz uma análise e realiza o encaixe dos alunos entre as escolas, sempre priorizado a unidade mais próxima da casa do estudante. Em seguida, ela entra em contato com os pais para que eles compareçam na unidade para então, realizar matrícula fácil.

Para efetivação da vaga, é necessário apresentar os documentos solicitados. O não comparecimento dos pais acarreta na perda da vaga e o aluno não poderá estudar na instituição pública.

Matrícula Web

Para quem é indicado?

A matrícula Web é destinada para os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Entre eles:

  • Alunos que estão sendo transferidos de unidade escolar, pode ser por mudança de cidade, estado ou simplesmente de bairro,
  • Alunos que estão saindo de escolas particulares para ingressar na rede pública,
  • Alunos que estão ingressando na vida estudantil.

É preciso salientar que a rematrícula tem um processo diferente. Geralmente as escolas fazem isso de forma automática depois que os pais ou alunos se pronunciam que vão permanecer na mesma unidade de ensino.

como usar o matrícula web

Documentos necessários

Depois das inscrições realizadas através do sistema de matrícula Web, é fundamental acompanhar as chamadas das instituições para efetivar o processo levando os documentos necessários, confira:

  • RG e certidão de nascimento do aluno,
  • CPF e RG dos pais ou responsáveis legais,
  • Histórico escolar do estudante,
  • Declaração de transferência, se for o caso,
  • Foto 3 x 4,
  • Comprovante de residência atualizado, deve ter no máximo 3 meses (conta de água, luz, telefone, documentos bancários, etc.),
  • Carteira de vacinação para crianças do ensino fundamental,
  • Documentos de naturalização, caso o estudante for de outro país e naturalizado brasileiro.

As unidades geralmente pedem para os pais levarem os documentos originais e cópias simples.

Quais estados possuem sistema de matrícula Web?

A maioria dos estados brasileiros já oferecem essa comodidade para sua população.

A medida provou os grandes benefícios para os pais que não precisam se deslocar duas vezes para realizar a inscrição e a matrícula.

Além disso, a diretoria das escolas também saíram ganhando, pois, podem dedicar as horas de trabalho em outras atividades ao invés de atender longas filas nos finais de anos.

Conheça alguns estados que oferecem essa alternativa de matrícula Web!

Calendário matrícula WEB

CalendárioO processo de inscrição geralmente é feito no final de ano e as efetivações de matrículas nos meses de janeiro ou fevereiro.

Para ter acesso às datas exatas, é fundamental ficar atento na divulgação do calendário das escolas. Afinal, cada estado possui datas distintas para realizar todo o procedimento de matrícula Web.

Portanto, sempre consulte os portais informativos de cada estado e também, verifique na unidade escolar de interesse.

Dessa forma, você não perderá os prazos e vai garantir a vaga para seu filho estudar em uma unidade de ensino estadual.

Comente