Início » Matrícula online ✅ » Pré-Matrícula Curitiba 2021 – Como fazer? Requisitos e Informações

Pré-Matrícula Curitiba 2021 – Como fazer? Requisitos e Informações

As pré-matrículas de escolas municipais estão chegando. Porém, para muitos pais, este é um período de estresse. Isso porque, até pouco tempo, pais e responsáveis precisavam passar horas em uma fila para conseguir matricular as crianças na escola.

Com a evolução tecnológica dos últimos anos, o governo brasileiro resolveu implantar um sistema de pré-matrículas online. Em Curitiba, as datas de pré-matrícula já estão definidas para 2021.

O mecanismo doMinistério de Educação, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais visa garantir maior comodidade e praticidade aos pais e alunos das redes de ensino. A matrícula online é feita de forma segura, em uma plataforma oficial e garante a possibilidade de escolha da unidade de ensino mais próxima.

Vale lembrar que a demanda varia de acordo com a quantidade de vagas oferecidas em cada escola. Mas se mantendo de olho nos prazos, é bem muito fácil garantir uma vaga escolar.

Entre os benefícios de fazer a pré ou a matrícula escolar online, é que, o estudante, ou os pais, terão a possibilidade de verificar notas, frequência escolar e material de apoio para o ano letivo.

Como fazer a pré-matrícula online Curitiba 2021?

Primeiramente, você deve acessar o site da Secretaria da Educação de Curitiba. Já no sistema, existe uma série de documentos necessário que serão pedidos para o preenchimento do formulário.

São eles:

  • RG (aluno e responsável, caso esse seja de menor),
  • CPF (aluno e responsável, caso esse seja de menor),
  • Comprovante de Residência,
  • Comprovante de histórico escolar ou declaração de transferência do aluno,
  • Cartão de Vacinação.

Além dos dados pessoais, são pedidos telefones para contato, unidade de ensino de preferência, ano/série do estudante e turno.

Depois de realizar a pré-matrícula online, os pais ou responsáveis devem imprimir o comprovante de reserva da matrícula, com o devido número de protocolo da inscrição.

A matrícula 2021 Curitiba deve ser confirmada, com todas as documentações pedidas e impressas na unidade de ensino escolhida. Neste momento, os pais ou responsáveis recebem um usuário e senha para fazer login no sistema de educação escolar. 

Escola Municipal

Critérios de pré-matrícula Curitiba 2021

Para crianças que ainda não estudam na rede pública ou privada:

  • 4 anos completos até 31 de março para se matricular no pré I,
  • 5 anos completos até 31 de março para se matricular no pré II,
  • 6 anos completos até 31 de março para se matricular no 1º ano.

Para crianças que já estudam na rede pública ou privada, deve-se matricular no ano/série seguinte ao que está frequentando, independentemente da data de nascimento.

Matrículas em escolas ou CMEIs durante o ano letivo

CalendárioQuem desejar matricular ou transferir os filhos em escolas municipais do pré ao 9º ano, deve procurar diretamente a unidade de ensino.

As matrículas no berçário, maternal ou pré nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs, creches), deve também ir à escola de seu interesse para fazer um cadastro.

No site da Secretaria de Educação de Curitiba, existe um link específico para quem quer procurar as escolas mais próximas para fazer matrículas ou pré-matrículas. Basta clicar aqui e você será direcionado ao campo de pesquisa.

Os horários de funcionamento da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Comente