Início » Matrícula online ✅ » Pré-Matrícula Porto Alegre 2021: Requisitos, Como fazer, Documentos

Pré-Matrícula Porto Alegre 2021: Requisitos, Como fazer, Documentos

A Pré-Matrícula Porto Alegre 2021 é o procedimento que deve ser feito pelos alunos das escolas municipais da região. O processo é feito para que o aluno possa garantir uma vaga na escola desejada e realizar a matrícula futuramente.

Além disso, com a pré-matrícula online, todo o processo de inscrição pode ser feito de forma fácil e rápida pela internet. Outro ponto importante para o qual os pais devem ficar atentos é o prazo para realização da pré-matrícula.

Isto é, para garantir uma vaga, é preciso fazer a inscrição do aluno o quanto antes. Saiba aqui tudo que precisa saber para garantir a vaga do seu filho!

Pré matrícula no ano letivo

Requisitos para fazer Pré-Matrícula em Porto Alegre 2021

Em primeiro lugar, é importante saber que a Pré-Matrícula Porto Alegre nas escolas municipais deve ser feita por alunos que estão entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, quem irá cursar o EJA (Educação de Jovens e Adultos) também deve fazer o procedimento para garantir uma vaga.

Como fazer Pré-Matrícula Porto Alegre 2021?

Em resumo, para fazer a Pré Matrícula Porto Alegre 2021 basta acessar o portal da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, preencher os dados necessários e confirmar a inscrição.

Ou seja, além de rápido e fácil, todo o procedimento é feito pela internet, justamente para facilitar a inscrição do aluno.

A plataforma da Secretaria permite que os pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos possam fazer a pré matricula sem maiores complicações.

Confira o passo a passo:

1- Acesse o site da Pré-Matrícula Porto Alegre 2021,

2- Em seguida, clique n a opção “Ficha de Inscrição”.

Pré-Matrícula Porto Alegre 2021

3- Logo depois, selecione “Clique aqui para fazer a sua inscrição”.

Pré-Matrícula Porto Alegre 2021

4- Selecione a opção de escolaridade e clique em Inscreva-se,

5- Preencha os dados solicitados corretamente – nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, endereço, RG, CPF, telefone para contato,

6- Em seguida, escola até 3 escolas, município, turno e série,

7- Por fim, bata clicar em “Finalizar”.

Contudo, somente esse processo não é suficiente para garantir uma vaga na escola selecionada. É preciso realizar a matrícula definitiva na instituição em que o aluno foi alocado. Para saber como fazer isso confira o conteúdo sobre como fazer matrícula em Porto Alegre. 

Além disso, é importante anotar e guardar o número da inscrição, já ele é usado para a consulta da matrícula.

Documentos necessários

Além disso, é importante que os pais ou responsáveis que farão a Pré-Matrícula Porto Alegre 2021 em uma das Escolas Municipais da região tenham em mãos os documentos para fazer o processo.

Dentre os principais documentos necessários, estão:

  • Certidão de Nascimento do estudante,
  • Documento de Identidade dos pais ou responsáveis,
  • Comprovante residencial.

Outros documentos podem ser exigidos, dependendo da modalidade de pré matricula.

Saiba também como realizar a matrícula no colégio militar de Porto Alegre e quais os requisitos solicitados pela instituição pública de ensino.

Matrícula rede pública de enisno

Como consultar Pré-Matrícula Porto Alegre 2021?

Logo após realizar a Pré-Matrícula, é preciso conferir para qual escola o aluno foi designado. Para fazer isso, basta acessar o portal onde a matrícula foi feita e selecionar a opção “Consulta de Candidato”.

Pré-Matrícula Porto Alegre 2021

Em seguida, é preciso informar o número de inscrição e o município, clicar em enviar e consultar a matrícula online.

Caso tenha perdido o número de inscrição da Pré Matrícula Porto Alegre 2021, é possível fazer o processo com o nome completo do estudantes.

Prazos da Pré-Matrícula Porto Alegre 2021

Assim como nos anos anteriores, a Pré-Matrícula Porto Alegre 2021 deve ser aberta para as escolas estaduais no último semestre.

Só para exemplificar, as matrículas para 2020 foram abertas em novembro do ano anterior. Ou seja, os prazos são abertos no ano anterior àquele em que o aluno será inscrito.

Sendo assim, é preciso ficar atento aos prazos da Pré-Matrícula Porto Alegre 2021, que será aberta em 2020. As escolas municipais, em geral, costumam emitir um comunicado do período aos pais e alunos, seja para matrícula ou rematrícula.

As matrículas para confirmação das vagas, por sua vez, acontecem no início de cada ano, entre os dias 2 e 25 de janeiro.

Comente