Início » Matrícula online ✅ » Pré-Matrícula Salvador 2021 – Requisitos, Como fazer e Documentos

Pré-Matrícula Salvador 2021 – Requisitos, Como fazer e Documentos

A maioria dos estados e cidades do país estão começando a implementar a matrícula online para as escolas municipais e estaduais, com a finalidade de facilitar o processo e evitar com que grandes filas se formem nas escolas.

Mesmo que exista uma grande estrutura, em muitos casos nos dias de matrícula as escolas acabam recebendo um grande número de pais e responsáveis e isso pode gerar desconforto.

A seguir, veja como realizara Pré-Matrícula Salvador 2021 nas escolas da cidade, processo que é realizado online para depois fazer a confirmação da Matrícula Escolar de Salvador.   

Matrícula Escolar de Salvador

Quem pode fazer Pré-Matrícula Salvador 2021?

Segundo o Educa Mais Brasil, em Salvador existem cerca de 1.662 escolas, que abrangem a rede federal, estadual, municipal e privada. Desse total, 215 são escolas estaduais e 429 são escolas municipais.

Você pode acessar a lista de escolas disponíveis em seu bairro ou mais próximas da sua residência aqui.   

Alunos da rede pública que não irão realizar nenhum tipo de transferência escolar não necessitam realizar a matrícula, pois suas vagas já são automaticamente confirmadas.

Porém, caso o estudante se encaixe em alguma das categorias abaixo, ele deverá realizar novamente sua matrícula em uma escola: 

  • Alunos que já estudavam na rede pública e estão sendo transferidos para outra escola,
  • Estudantes que estavam na rede privada e querem ingressar na rede pública de ensino,
  • Alunos que frequentavam escolas da rede municipal e querem começar a frequentar uma escola estadual,
  • Novos alunos que gostariam de ingressar no EJA (Educação de Jovens e Adultos).  

Como fazer Pré-Matrícula Salvador 2021?

Em alguns meses antes do início do período letivo, as escolas abrem suas pré-matrículas online e começam a receber pedidos de alunos e responsáveis.

Antes de realizar a pré-matrícula, verifique se a escola escolhida para cadastrar os documentos de estudantes é estadual ou municipal e siga as instruções disponíveis abaixo. 

Escola Municipal 2021 Salvador

A rede municipal atende alunos do ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e alunos que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

DocumentosA Secretaria Municipal de Educação (Smed) organiza por data os segmentos a serem atendidos, isto é, alunos que querem ingressar em diferentes anos letivos deverão realizar a matrícula presencial em uma data específica.  

Todas as escolas municipais estão sendo transformadas em postos de matrícula, portanto para fazer a matrícula presencial o estudante maior de 18 anos ou o responsável deverá ir a qualquer instituição de ensino da rede municipal portando os seguintes documentos:  

  • Certidão de registro civil ou RG,
  • CPF,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS),
  • Cartão de Vacina atualizado,
  • Duas fotos 3×4,
  • Histórico escolar (quando se tratar de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ou do Tempo de Aprendizagem II da Educação de Jovens e Adultos). 

Segundo a Smed, os alunos que afirmaram ter prioridade deverão apresentar também o cartão do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), caso seja beneficiário, além de laudo médico ou declaração da instituição que realiza o atendimento multiprofissional, especificando o quadro clínico ou psicopedagógico. 

Além disso, existe a possibilidade de matrícula na Educação Infantil, que disponibiliza vagas para crianças dos seis meses aos cinco anos e 11 meses de idade.

Nesse caso, os responsáveis devem realizar o cadastro através do site ou podem se dirigir a qualquer unidade escolar da rede municipal ou em uma unidade da Prefeitura Bairro.  

Em seguida, é realizada a distribuição eletrônica das vagas. As crianças que conseguirem ter os nomes divulgados, os pais e responsáveis que se cadastraram poderão consultar a lista de contemplados pelo site da Secretaria Municipal da Educação (Smed) ou pessoalmente nas unidades da rede municipal de ensino. 

Após o resultado, os responsáveis das crianças contempladas devem comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula na escola onde a criança irá estudar.

Caso isso não ocorra, a vaga será destinada aos outros alunos que ficaram na lista de espera.  

Pré-Matrícula Salvador 2021

Escola Estadual 2021 Salvador

A rede estadual de Salvador oferece vagas para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A matrícula nas escolas da rede estadual é feita através de uma plataforma chamada SAC Digital.

Segundo o site oficial do Governo do Estado da Bahia, a pré-matrícula deverá ser realizada por todos os estudantes com matrícula e frequência regular nas escolas estaduais que estejam em uma das seguintes situações:  

  • A escola não oferece a série/ano subsequente,
  • Não fizeram a renovação da matrícula,
  • Mudança de domicílio,
  • Alunos novos, oriundos das redes municipais e privada. 

O processo de matrícula pode ser feito em dois locais: caso você queira realiza-lo em seu celular ou tablet, baixe o aplicativo SAC Digital na App Store ou Google Play. Porém, se você quiser realizar o cadastro em seu computador, acesse o site.

Para os menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente. 

Para fazer a pré-Matrícula online, acesse o site nas datas disponíveis. Em seguida, na aba de “escolas” no menu, selecione a opção de “Rede escolar” e em seguida “matrícula”.  

pré-matrícula salvador 2021

Selecione “Inscrição”, preencha os dados corretamente e imprima o comprovante. 

Além disso, após efetuar a matrícula online, o estudante e seus responsáveis deverão ir até a escola em que deseja frequentar e foi matriculado e levar alguns documentos, que são:  

  • Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, oferecido pela escola,
  • Certidão de nascimento ou RG, para casados, certidão de casamento,
  • CPF, obrigatório para todas as séries e modalidades de ensino,
  • Comprovante de residência recente, que contenha o número do CEP,
  • Carteira de Vacinação para os estudantes com até 18 anos. 

Além disso, os estudantes oriundos das redes municipais e privada precisarão fazer matrícula online e terão 24 horas para apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula.  

Calendário Pré-matrícula Salvador 2021

CalendárioO período de inscrição é geralmente divulgado nos meses de novembro e dezembro. Geralmente, existem datas específicas para a matrícula de cada categoria de aluno, para facilitar a organização do processo.

Sugerimos que você fique de olho nos sites indicados para não perder os prazos, ok?

Comente